Blog

Voltar

5 dicas para se planejar financeiramente antes de embarcar em uma viagem

Viajar, seja para conhecer um novo lugar como turista ou participar de um evento esportivo, é sempre enriquecedor. É uma aventura cheia de aprendizado e perfeita para colecionar memórias incríveis.

 
Muito embora seja uma atividade que custe dinheiro, é possível controlar os gastos para fazer a viagem dos sonhos. Quer saber como? Confira 5 dicas para se planejar financeiramente antecipadamente e viajar sem passar perrengue.
 
Como se preparar financeiramente para uma viagem
 
Defina seu orçamento inicial
Viagens podem ter custos bem variados, então é vital saber o quanto você pode gastar com isso. Quanto do seu rendimento mensal pode ser guardado pra viajar sem comprometer as suas contas do dia a dia? Quantos meses têm para se preparar antes de embarcar?
 
As respostas dessas perguntas guiarão seu orçamento inicial para a viagem. Quanto mais tempo puder economizar, melhor, uma vez que terá mais disponível. Se você gosta de viajar, tente ir juntando aos poucos, mesmo que não tenha um objetivo claro ainda.
 
Calcule os gastos médios para o seu perfil
Quer fazer um mochilão gastando pouco ou passar uns dias relaxando no luxo? Cada pessoa tem um perfil de viajante, e isso guia o quanto ela vai precisar para tal. Por exemplo, se você prefere ficar em hotéis renomados e ter experiências gastronômicas refinadas, mas tem orçamento limitado, pode optar por ficar menos dias no destino.
 
Felizmente, a internet nos fornece ferramentas que auxiliam a descobrir o custo médio de alimentação, transporte e atrações no seu destino para que possa se preparar de acordo. Pondere as suas prioridades com os respectivos valores para ter uma noção do quanto vai precisar desembolsar para esta aventura.

Não se esqueça da flutuação do câmbio

Se a sua viagem é para fora do Brasil, o câmbio tem uma grande influência no seu planejamento financeiro. Uma alta repentina na moeda do seu destino pode fazer o seu dinheiro render menos do que o esperado.
 
O ideal é ficar acompanhando o câmbio e ir comprando aos poucos ao longo dos meses para se beneficiar de momentos oportunos. Da mesma maneira, descubra lugares de confiança para fazer essa transação com taxas mais em conta. Assim, na média da oscilação, você sairá ganhando.
 
Use e abuse das planilhas
Para se planejar financeiramente, nada melhor do que usar planilhas. Com elas, você pode traduzir todas as informações e contas em tabelas de fácil visualização. Faça uma planilha com suas reservas financeiras conforme está juntando para ter certeza que está dentro do esperado.
 
Crie outra tabela também com a divisão do seu orçamento. Defina categorias como passagem, hospedagem, alimentação, transporte, atrações, comprinhas, etc. Não se esqueça de deixar um pouco de reserva para alguma emergência.
 
Uma dica para quando estiver viajando é sempre anotar os gastos. Desde o preço do almoço ao valor de uma passagem de ônibus e até aquelas besteirinhas de 2 reais. Só assim saberá se está seguindo o orçamento à risca.
 
Faça seu dinheiro valer
Não importa o tamanho do seu orçamento, evitar desperdícios é sempre bom. Planejar-se financeiramente ajuda a você fazer valer cada centavo seu. Para isso, pesquisar é fundamental.
 
Acompanhe preços de passagem e hospedagem e verifique em vários sites para descobrir o melhor valor. Preferencialmente pague essas duas despesas antecipadamente, já que são os maiores gastos de qualquer viagem. Também procure alternativas sempre que possível, como passeios que não tenham ingresso ou se deslocar a pé ou de ônibus em vez de pagar táxis.

Compartilhe essa notícia: